Como ser um Redator SEO Premiado

Mulher comemorando a conquista de premio de melhor redatora do Brasil

Se você é um redator freelancer e escreve para web, não vamos falar aqui sobre cometer erros de redação, plágio ou número de palavras em um conteúdo para web.

Acho que já passamos desse estágio.

Quero dividir com você a minha jornada até chegar a Redatora SEO Premiada e como você também pode chegar lá.

Tenho certeza de que você já escreveu textos incríveis, fez aquela redação impecável, que sentiu até orgulho.

Mas na hora de entregar, se lembrou do valor que receberia e teve vontade de chorar.

Pois é! Já passei por isso!

E tenho que dizer que isso também não faz mais parte da minha vida como redatora SEO.

Sabe o que mudará sua história?

O SEO te coloca em outro nível.

Não foi só porque a qualidade dos meus posts melhorou.

A grande diferença veio porque meus clientes tiveram resultados incríveis.

Quem compra um artigo e realmente busca qualidade numa redação, sabe que o barato sai caro.

Cansei de ver empreendedores pagando muito barato por redações web e depois tiveram que refazer quase todo conteúdo.

Já estive do lado contratante também. Muitas vezes ainda preciso de uma ajudinha.

Por isso posso afirmar... Não é fácil encontrar um bom redator.

A gente sabe bem que um texto barato demais tem algumas razões.

Não quero citar todas, claro!

Mas... Ou redator não tem experiência suficiente, ou precisa fazer um volume absurdo de artigos para valer a pena no final do mês.

Aí a qualidade cai.

E aqui não cabe julgamento!

Cada um sabe onde aperta o seu sapato.

Fato é que muitos freelancers redatores têm dificuldades em cobrar um valor justo pelo seu trabalho.

Escrever para web como profissional não é tarefa fácil!

E para os guerreiros e guerreiras que querem se diferenciar da manada e serem recompensados de maneira justa, lá vem a solução!

Seja um REDATOR SEO!!

Ok, ok... já vou te contar como chegar lá!

O que é um redator seo?

Fazendo uma redação web

Redator é aquele que escreve conteúdo para blogs, sites e redes sociais ou criam materiais ricos para empreendedores, como e-books, e-mail marketing, roteiros, infográficos.

Na maioria das vezes como redator freelancer.

Estamos carecas de saber, não é?

O princípio básico que muitos produtores de conteúdo esquecem, é que por trás de cada texto existe um objetivo.

Sim, nem sempre o cliente passa as informações que precisamos.

A questão é: Entender o que seu cliente precisa é crucial para que você consiga gerar aquele conteúdo incrível que você ama escrever.

Não pule esta etapa! Pergunte se for necessário!

Um redator SEO entende para quê aquele texto está sendo produzido, sabe como engajar o leitor usando as palavras chave necessárias para levar o conteúdo ao topo das buscas na internet, adapta e usa técnicas de copywriting, mesmo em conteúdo evergreen.

No final das contas, o seu cliente precisa vender mais, captar mais leads, manter o cliente mais tempo no blog, levar mais tráfego para o site e é nosso papel ajudá-lo nessa jornada.

Viu?

Dá pra cobrar o mesmo valor do que fazer uma redação só com um título?

Além de tudo isso, você ainda precisa conhecer Inbound Marketing, para saber melhor como guiar um leitor pela jornada do cliente passando pelo funil de vendas.

Certeza de que você está pensando que estou louca ou dizendo “Imagina, muitos dos meus clientes nem sabem o que é tudo isso”.

Melhor ainda!!

Você tem uma chance de ouro para mostrar, de uma forma muito sutil, tudo o que ele tem a ganhar e o valor do seu trabalho.

Pode ter certeza que se fizer um bom trabalho, ele não te largará jamais!

Mesmo se o seu trabalho for muito mais caro que o dos outros!

Entendeu, né?

Orientar o seu cliente te dá vantagens.

Imagine ainda se você for além.

Minha experiência em ser uma redatora SEO

Um dia um cliente me pediu um artigo para uma palavra chave MEGA concorrida.

Analisei a autoridade do site dele. Estava bacana.

Pesquisei a concorrência. !#[email protected]

Caramba! Talvez em 3 anos, com muito esforço, rezando pra concorrência não fazer nada, ele poderia chegar aos top 5 no Google.

Fiz uma lista de palavras chave alternativas, com tráfego relevante, mas menos concorrência.

Liguei para ele na mesma hora.

Qual foi a primeira pergunta que fiz?

Porque (raios) você escolheu essa palavra chave?

Ok, não falei o “raios”. hehe 

Bom, ele só sabia que tinha muito volume de buscas.

Este é o diferencial do Redator SEO.

É claro que, se ele estivesse num processo de consultoria SEO, eu poderia dar armas para que ele brigasse com os gigantes, definindo uma estratégia de longo prazo.

Não era o caso e nem o momento dele.

Adequamos as palavras e ele ficou feliz da vida com os resultados. 

Invista no seu conhecimento em SEO

Pode até soar ingênuo, mas a sua capacidade vai até onde você quiser.

Os dias passam, você fica atolado no trabalho e não tem tempo de se atualizar?

Isso é bem comum e acontece com todos nós!

Só não faça disso uma regra.

Você precisa estar ligado nas tendências de SEO para não cair em armadilhas e perder a credibilidade.

As coisas mudam, se atualizam, evoluem.

Invista no seu conhecimento e reserve um tempo para você estudar.

Siga pessoas que você confia e que te façam crescer.

Você pode ficar de olho nos sites e redes sociais, se ainda não está pronto para um curso de qualidade.

Use tudo isso que falei aqui e cobre um pouco mais pelo seu trabalho como redator online.

Guarde um pouco e invista num curso de SEO que realmente faça a diferença.

Ter um certificado de SEO vai te ajudar a conseguir os primeiros trabalhos, até que você seja reconhecido(a) nesse mundo de produtores de conteúdo.

Certificado de Especialista em SEO

Existem também alguns bons cursos grátis que você pode aprender o básico e ir evoluindo.

Para mim, o melhor no Brasil é o Mini Curso de SEO do SEO Comprovado. Na verdade, o Edu entrega muito mais que o básico, mas este só está disponível 3-4 vezes por ano e você precisa entrar para a lista de espera.

Só não se esqueça de se preparar para um bom curso. Você vai ver que em pouco tempo o investimento se paga.

Como eu investi no meu conhecimento até chegar no SEO

Eu confesso. Amo estudar.

Há 4 anos, quando realmente decidi que faria consultorias SEO, e deixaria as consultorias de negócios, fiz um planejamento do que precisaria e busquei o que tinha de melhor em marketing digital e SEO.

Pelo caminho fiz muitos cursos baratos, mas nenhum me deu a tranquilidade que eu precisava para chegar onde eu queria.

Foi nessa época que comecei a escrever para web.

Queria uma grana extra e depois vi que era uma estratégia poderosa que eu poderia usar para os meus clientes também.

Comecei pelo MBA em Marketing Digital. Apesar de ter aprendido muito, não vejo que este foi o curso que mudou a minha carreira. Foi sim um primeiro passo importante.

Fiz alguns cursos grátis online sobre SEO, a maioria internacionais. Ninguém aqui no Brasil tinha realmente me despertado a atenção (ainda).

Vi uma propaganda de um curso do tipo “mão na massa” da Udacity e me apaixonei pelo método. NanoDegree em Marketing Digital!

O curso é realmente mão na massa, com direito a verba para você fazer todos os tipos de anúncios. Para cada módulo você tem um projeto, onde deve analisar o que você elaborou de estratégia em suas campanhas (reais!).

Foi realmente incrível.

Fiz uma transição de carreira bem forte e sai numa matéria do blog da Udacity!

Já tinha uma carteira de clientes, mas sempre acreditei que SEO era A estratégia de mais efeito a médio e longo prazo. Era onde eu queria atuar.

Foi aí que ele apareceu na minha vida! kkk  Eduardo Borges do SEO Comprovado.

O melhor curso de SEO que já fiz, sem sombra de dúvidas! Entrou para a minha lista de cursos favoritos (que é bem restrita).

Além do curso ser completíssimo, com técnicas que dão MUITO resultado, o Edu não perde tempo com blá blá blá. Ensina o que funciona e o que traz mais resultados.

É super presente no grupo... nem sei como ele consegue responder à todas as dúvidas do pessoal. Ele responde e interage!

O grupo também é de altíssimo nível. Você interagindo com pessoas que agregam valor umas para as outras.

Ah, quem conhece de SEO e tem negócios online SEMPRE precisa de bons redatores! #ficaadica

Bom, tempo pra respirar. SQN

Fiz também o Humanês com o gênio Elton Euller, para melhorar a comunicação, venda e copy, e por último O Corpo Explica com a Dra Vanessa e Guilherme Geest, usando meus recursos e aprendendo a ler os clientes pelo seu tipo corporal.

Ufa! Anos tumultuados e cheios de realizações.

Finalmente... Ninja do SEO!!

Ah, ganhei um prêmio de melhor Redatora SEO de 2018 também!

Já te conto!

Acompanhe as tendências de SEO

Você já deve ter percebido que nos últimos anos o SEO mudou bastante.

O que funcionava antes já não tem tanto efeito hoje.

Entraram novas estratégias e cada vez mais o Google procura entender o que o usuário quer.

Então, não dá para fugir!!

Se você quiser escrever melhor para web precisa ficar de olho nessas mudanças e adaptar a sua escrita, a pesquisa e tudo o que vem nos bastidores da criação do seu artigo obra prima!

Se tornar um redator web profissional tem as suas responsabilidades!

Acompanhar as tendências de SEO é uma delas.

Confesso que no começo sofri um pouco.

Você deve sentir isso também.

Onde encontrar informação confiável e também saber o que está acontecendo pelo mundo do SEO?

Bom, depois de muita luta cheguei em alguns especialistas que eu gosto bastante.

Tem só um probleminha... minha lista tem poucos brasileiros. Infelizmente!

Tem gente muito boa no Brasil sim, mas, na minha opinião, a maioria está mais tentando vender do que passar conteúdo. 

E essa foi uma escolha minha. Pode ser que você encontre pessoas que você se identifique mais por aqui. 

Com certeza você vai achar referências que façam sentido para você!

Minha lista de referências para conteúdos sobre SEO

Quer notícias online sobre SEO? Twitter!!!!

Lá a coisa acontece na hora. É online mesmo.

Os maiores experts em SEO debatem assuntos, mudanças e dicas de um jeito muito mais interativo e dinâmico.

Dá uma olhadinha no meu perfil do Twitter que você vai achar uma turminha bacana para seguir também.

Além do Twitter, acompanho outros pelo blog, Instagram ou Facebook.

Aqui estão alguns:

- ahrefs

- Search Engine Journal

- SEO Comprovado

- SEMrush

- Search Engine Watch

- Search Engine Roundtable

- Gotch SEO

Claro que a lista é grande, mas esses são os que também sigo fora do Twitter.

Participe de um concurso para redatores

Se você sabe que realmente dá o seu melhor como redator, entrar para um concurso é uma ótima saída para se diferenciar e poder cobrar um preço justo pelo seu trabalho.

Ter um certificado já ajuda bastante, é claro, mas um selinho de melhor redator do Brasil é demais, não é?

Pois já existe um concurso de redator onde você pode enviar o seu texto para avaliação dos especialistas em SEO e concorrer ao prêmio de melhor redator do Brasil.

Antes de mais nada você precisa comprovar que o texto é seu.

Se você escreve como ghost writer, peça para o seu cliente enviar um e-mail com o link do texto publicado, dizendo que se trata de um texto redigido por você.

Aí é só se inscrever no Concurso Redator Comprovado e enviar os seus textos.

Este ano eu tive o prazer de ser uma das premiadas do concurso!!

Dancinha da felicidade! rs

Esse selinho já me rendeu alguns bons contratos como redatora SEO.

Ganhadora do Concurso de Redatores SEO

Você também pode!

O segredo é dedicação e fazer um texto que faria você mesmo não querer parar de ler.

Sucesso!!

Me contem aqui como vocês se diferenciam!

Um beijo

 

Como vender seu trabalho de redator

 

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