Como criar um nome criativo para o seu negócio

Tentando criar um nome para o seu negócio e não sabe nem por onde começar?

Sei bem como é essa sensação! 

Muitas pesquisas pelo Google, muitas ideias anotadas no papel, sites gravados com inspirações... Massss... tenho que dizer que depois de muitas experiências a gente não acha muitas dicas valiosas sobre como encontrar aquele nome especial para o nosso negócio por aí.

Fica tranquila! 

Te ajudo a passar pela árdua tarefa de encontrar o nome para sua empresa e, ainda, você descobrir se pode realmente usá-lo e entrar de vez no fascinante mundo dos negócios.

Convenhamos: nomear um negócio, às vezes, pode ser mais difícil que escolher o nome de um filho! Afinal, quando se trata de nomes para meninos e meninas, sempre existe algum que já simpatizamos e, na dúvida, podemos contar até com livros que trazem imensas listas de nomes e seus respectivos significados.

Quando o assunto é nome da sua empresa, você precisa garantir a originalidade e vínculo com a sua missão, e, só pra “facilitar”, existem poucas ferramentas que ajudam nessa invenção.

Aliás, tem um monte de sites geradores de nome de empresas pela web, mas quase todos dão nomes mirabolantes como sugestão.

Com certeza poucas passam o real significado que queremos transmitir.

Quase sempre, o único jeito é colocar a criatividade pra funcionar – mesmo que ela esteja adormecida nos confins da mente!

A minha experiência criando alguns nomes para minhas empresas

A tarefa realmente não é fácil!

A primeira coisa que pensamos é que o nome precisa ser "perfeito"!

Mas perfeito para quê?? Esse é o grande desafio.

Depois de pensar bastante o que queria da empresa, e como exemplo vou falar da loja de roupas, eu já sabia que tinha que ter magia, tinha que transmitir feminilidade, mas tinha que ser forte.

A empresa já estava desenhada, já tinha estudado os concorrentes, fornecedores e já tinha definido minha persona.

Queria que minhas clientes se sentissem especiais.

Comecei pelo processo de brainstorming – simplificando: uma "tempestade cerebral" ou "tempestade de ideias".

Se tiver mais gente que possa te ajudar melhor!

Peguei meu caderninho, meu iPad, um café (ninguém é de ferro e estava um frio danado!) e comecei a pesquisar e anotar tudo, tudo. Dias e dias!

Depois de uma lista imensa e muitas conexões entre palavras encontrei em um site uma palavra que tinha sido eleita uma das mais lindas palavras do mundo... ah... perfeito!!! YAKAMOZ que significa o reflexo da lua na água...ownnn

Achei a fonética italiana, para seguir as minhas raízes, que ficava YACAMOZ.

Pronto!!

Foi como um estalo. Era essa!

Tinha a lua que simboliza a feminilidade, renovação e a água simbolizando pureza, harmonia, essência da vida. Além de ser um nome com uma fonética forte e marcante.

Refletia exatamente o que eu queria!

Não invista em nomes “miojo”

A internet disponibiliza algumas aplicações conhecidas como “geradores de nomes” que, em alguns casos, podem até ajudar a estimular insights criativos.

Mas atenção: raras são as ocasiões em que essas aplicações automáticas conseguem dar conta do recado e inventar um nome incrível para um novo negócio.

Claro que não estou dizendo que é impossível.

Dependendo da combinação de letras ou sílabas pré-definidas pelo usuário, é provável que a aplicação retorne algumas sugestões de sucesso.

Infelizmente a chance de isso acontecer é mínima.

Por quê? 

A resposta é simples: nenhuma ferramenta tecnológica é capaz de atingir a capacidade criativa dos seres humanos (ainda rs).

Testei muitas ferramentas e se ainda assim você quiser passar por elas achei uma bem legal e em Português.

A Business Name Generator tem uma versão em português e trouxe algumas opções de nomes até que interessantes, mas mais apropriadas para criar um site do que uma marca ou empresa.

Ainda assim, meu conselho é: mesmo que você queira conferir as possibilidades de um gerador de nomes automático, não deixe de acreditar em sua própria criatividade.

Nunca, nunca mesmo, invista em um nome “miojo”, que ficou pronto em menos de três minutos.

Um bom trabalho criativo costuma gastar um tempinho, viu? 

Espie a concorrência e o que as pessoas buscam

E para começar a jornada é necessário espiar os nomes da concorrência – para saber o que já foi inventado e registrado – buscar fontes inspiradoras, pensar... pensar... e pensar de novo... até encontrar ideias que possam ser “filosofadas” com perguntas como:

“Por que esse nome?”

“Ele representa a essência da minha empresa?”

“Soa bem? Tem um som agradável de ouvir e falar?”

“Tem a ver com a linguagem e estilo da minha persona e do meu público”

Outra dica que você pode usar se quiser aproveitar palavras com muitas buscas no Google é pesquisar em ferramentas de palavras chave.

Conhecer a quantidade de buscas de uma palavra pode ser uma boa estratégia para colocar no nome do seu negócio. 

Ah, só não esqueça de verificar a concorrência!

Uso algumas ferramentas que realmente ajudam a ter uma ideia do volume de buscas e saber o nível de concorrência da palavra que quero usar no nome da empresa.

Quanto mais buscas e menos concorrência melhor, não é?

- SemRush  

- ahrefs

- Google Keyword Planner

Tome cuidado com fatalidades

Incontestavelmente, o nome de uma empresa é um fator determinante para a imagem que o público-alvo fará do seu negócio desde o momento em que ele for lançado no mercado. 

Um erro mínimo, portanto, pode ser fatal para o sucesso e, claro, se isso ocorrer, vai bater aquele arrependimento “indigesto” que dura por vários dias e rende até dores de cabeça.

Para te ajudar a evitar fatalidades, eu trouxe mais uma dica: fique atenta aos exageros! 

Lembre-se de que quase tudo na vida, quando em excesso, vira “veneno”. 

Verifique, por exemplo, se você não está prestes a meter o pé na jaca com um nome muito grande, ou cheio de estrangeirismos difíceis de interpretar, ou com abuso de siglas, ou com sonoridades estranhas.

Qualquer um desses exageros pode transformar o nome da sua empresa em algo “áspero”, que causa antipatia no seu público, repelindo potenciais clientes, em vez de atraí-los.

Palavras da modinha também podem causar arrependimentos futuros.

Cuidado!

A lâmpada acendeu e agora?

Se você finalmente sentiu aquele estalinho bem no fundo da mente, e conseguiu criar um super nome para sua empresa, é hora de encarar a parte burocrática: o registro.

Para isso, você precisa procurar a Junta Comercial mais próxima, que auxiliará e conduzirá esse processo.

Pesquise também se o domínio está disponível em Hostgator ou RegistroBr.

Sem o domínio disponível você não poderá criar um site com o mesmo nome da sua empresa.

É importante saber que sem um domínio registrado corretamente você corre o risco de ficar sem ele.

Você já deve ter percebido que a velocidade no mundo digital é enorme, então quando a ideia bater faça o seu registro do domínio já.

É bem fácil e costuma ser barato. A pesquisa é grátis e para registrar é só abrir a sua conta.

Pesquisa do domínio para o nome da empresa

 

Protegendo sua marca e o nome da sua empresa

Aqui mora um perigo!

Se você quiser proteger o nome da sua marca em todo o território nacional, também será necessário realizar um registro no INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

Isso impedirá que ocorram problemas com marcas idênticas em outros estados do Brasil e eventuais processos jurídicos capazes de obrigar uma empresa a cessar o uso de um nome e identidade – e ninguém quer um pesadelo desses, né?!

Confesso que não registrei todas das empresas que criei até hoje.

Algumas foram testes e outras mais especiais.

As especiais foram para o cadastro! :)

 

Qualquer dúvida é só postar nos comentários!

 

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