Um modelo de negócios para chamar de seu

Antes de falarmos de modelos de negócios é importante que você descubra aquilo que você gostaria de fazer e COMO gostaria de fazer.

Como vocês sabem, fui executiva no mundo corporativo e lá também tive a oportunidade de testar, criar, aprender muitos modelos de negócios, porém, apesar disso ainda me ajudar muito, não é desse tipo de negócios, de grandes organizações, que quero que você entenda.

Vamos mais a fundo no mundo dos pequenos empresários!

Nos últimos (quase) dois anos tive a grata oportunidade de testar outros diversos modelos de negócios e tirei lições que valeram uma vida. Sem dúvida me ajudaram muito a entender melhor o “mundo” fora das grandes organizações.

Importante também para todos nós é que agir, e também pensar, como um empreendedor ajuda tanto dentro quanto fora do mundo corporativo e, sem dúvida, ao fazer isso você estará dando passos rumo ao sucesso, independente do ambiente em que se encontre.

Para mim, a questão máxima do pensamento empreendedor tem uma palavrinha chave: “OWNERSHIP”. Aquele sentimento de que aquela empresa é sua! Isso te ajudará a cuidar melhor das suas responsabilidades, das pessoas que estão ao seu redor, dos clientes e de todo processo que envolve uma empresa.
Acredite, sem isso qualquer tipo de negócio que você possa pensar ou sonhar não dará certo! Vai por mim! Achar que dá para deixar para depois ou ignorar uma atividade importante pode colocar qualquer empresa em risco.

Mas estamos aqui para falar primeiro sobre O QUE fazer quando se busca uma nova renda, um novo negócio ou até a renda extra que muitos sonham. Depois veremos o COMO ser um empreendedor de sucesso.

O que fazer quando se busca uma nova fonte de renda

A primeira coisa a se fazer é conhecer quais são os modelos de negócios em que você poderia atuar e em quais deles suas habilidades se encaixam. Gaste um tempo pensando no que você realmente gosta, quais são suas expectativas e o que você sabe fazer bem. Isso te ajudará a encontrar o melhor modelo ou aquele se encaixa às suas expectativas.

Se você acha que existe caminho fácil esqueça

É duro mas é real. Qualquer que seja sua escolha, exigirá determinação, foco e muito trabalho. É muito sério isso. Será com paciência e dedicação que os primeiros resultados aparecerão, e acredite, eles vêm! Não desanime! O caminho, apesar de árduo, é muito prazeroso.

Ver uma sementinha que você plantou crescer e dar frutos é um processo que dá muito prazer. Algumas vezes você também pode concluir que aprendeu tudo que podia para dar o próximo passo e usar tudo isso na sua trajetória. Isso aconteceu comigo.

Abri uma loja física e a encerrei depois de um ano. Você pode estar se perguntando: “Nossa, então montar uma loja dá prejuízo?” A resposta é um definitivo não. Mas não é o que planejo para a minha trajetória no futuro. Aprendi demais com a loja, mas também resolvi dar foco a algumas coisas que descobri pelo caminho, outras que já sabia, outras que fui sendo requisitada e, principalmente, dar foco ao que realmente gostava mais.

Quando não damos foco a alguns objetivos gastamos tempo e energia gerenciando algo que não faz mais parte de nossas prioridades. Poderia ter contratado alguém para ficar na loja, mas ainda assim teria que gerenciá-la. Nenhum negócio anda sem gestão.

Steve Blank usa uma técnica para criação de produtos e negócios que tem como princípio Contruir, Medir, Aprender. Simplificando, foi isso que fiz e faço com meus negócios.

Com essa jornada da loja física encerrei um ciclo, aprendi sobre o mercado da moda, sobre muitas dificuldades de pequenos empreendedores, sobre soluções que poucos conhecem e principalmente sobre a carência de conhecimento em gestão de pequenos negócios. 

Como vou saber o que gostaria de fazer

Vou te contar cada detalhe de como foi e como está sendo cada um dos meus experimentos. Certamente você vai encontrar coisas que você ama em algumas delas e ver oportunidades que podem se encaixar ou complementar perfeitamente a sua vida. Com os modelos você vai conhecer muito do que você precisará para começar uma vida de empreendedor, e, certamente, sem levar tantos tropeços pelo caminho.

Antes começar do que esperar ficar perfeito

Está sem dúvida foi uma coisa que o maridão me ensinou e que agradeço muito. Sou perfeccionista! (rs) Aprendi que podemos aperfeiçoar as coisas conforme passamos pelas experiências e isso te fortalece, abre sua mente para novas possibilidades. Assim ocorrem algumas das mudanças.

Sim, você precisa planejar. Coloque no papel, faça contas, converse com amigos, com a família, use modelos de implementação, mas, não espere ter um plano lindo e perfeito no papel. Te garanto, ele mudará no decorrer do tempo e não podemos esquecer que papel aceita tudo.

Você vai errar. Errar é humano, normal. Basta ter humildade e perspicácia para assumir, aprender com o erro e corrigi-lo. E rápido. Esse é o segredo!

 

Com isso, vem aí a série Modelos de Negócios – Conhecendo os Caminhos onde você vai aprender diversos modelos de negócios e saberá como fazer cada um deles. ;) Darei o meu melhor para que você conheça cada detalhe! Testei e estou testando muitos modelos na prática para poder falar das alegrias e amarguras que podemos encontrar e como lidar com elas.

Me conte qual o modelo de negócio você gostaria de conhecer! 

Espero vocês no próximo post. Tenho certeza que vamos nos divertir! Se inscreva na nossa newsletter para não perder nenhuma novidade!

Um beijo

Nalu

  • Compartilhe: